segunda-feira, 16 de agosto de 2010

História da moda: As tendências mudam com o passar das gerações.

Quem nunca viu uma foto antiga dos pais e achou graça das roupas que eles vestiam? E sempre ouvíamos a mesma resposta: ”Era moda na minha época e todos usavam”. Com o passar das décadas os longos vestidos senhoriais foram ganhando decotes, braços à mostra, se tornaram mais curtos, as roupas íntimas diminuíram de tamanho e se tornaram um pouco mais confortáveis. Depois de muito tempo, graças a Deus, Mary Quant chocou o mundo com a criação da primeira mini saia. E essa inovação teve um sucesso tão grande que até hoje essa peça é presença marcada no guarda roupa de várias mulheres.
Mas o que define o que vai se tornar moda em determinada geração? Como algo que nossos pais usavam e achavam o máximo é considerado hoje feio e ultrapassado? A moda é fruto de uma ditadura imposta a todos nós, por instituições e pessoas que tem esse poder de difundir suas idéias e fazer com que elas sejam aceitas e utilizadas. E ela, como tudo, muda de acordo com a mentalidade de cada época. O que para nós hoje é bacana pode ser considerado no futuro ultrapassado por nossos filhos.
Apesar de toda essa influencia que sofremos hoje, a moda tem suas origens na pré-história, onde surgiu a necessidade da proteção contra o frio, e desde então o vestuário passou a ter outras funções como: adornos, divisão de classes sociais, bravura entre outros. Avançando no tempo, com a consolidação da revolução industrial, foi possível acontecer uma produção em larga escala de bens de consumo, como roupas tecidos e calçados.









- Virada do século- 1900
Dentro de um universo mais comunicativo, todo o mundo passou a adotar o estilo europeu da moda, com seus espartilhos justos na tentativa de conquistar a silhueta em “S”. A cintura fina e o cabelo preso no alto da cabeça, aliadas ao espírito esportivo moderno da época, que era andar de bicicleta, foram um referencial para a década. Os homens usavam sobre-casaca e fraque, sempre bem acompanhados por chapéu. Os sapatos masculinos, antigamente comprados para durarem anos, foram lentamente substituídos por modelos modernos que duravam bem menos.
- Anos 10




A moda feminina abandonou os espartilhos e as roupas volumosas, optando por modelos de saias às vezes tão justas que era difícil a locomoção. Nessa época surgiu o soutien, criado por Mary Phelps.
- Anos 20:



Pós- guerra. As mulheres se tornaram mais independentes e, abandonando costumes antigos, decidiram inovar usando modelos de vestidos mais soltos e curtos. Os chapéus diminuíram de tamanho. E houve permissão para maquiagem e cigarros.

- Anos 30



Com a quebra da bolsa, a população estava totalmente sem recursos, mas ainda queria poder ostentar a riqueza de outrora. Então nesse período foram criadas roupas para várias ocasiões. Surgiu, também, o sapato plataforma e as sandálias se tornaram mais populares. E se tornou popular o uso de meias de nylon

- Anos 40:



Segunda guerra mundial. Nesse período a moda teve de ser adaptada. Os modelos sóbrios ganharam maior espaço. Não havia lugar para ostentação. Nos calçados, por exemplo, os saltos não podiam ultrapassar certo tamanho, e a cartela de cores era composta por apenas seis tons.

-Anos 50:


A atmosfera de festa com o fim da guerra trouxe um novo estilo para as senhoras. Os casaquinhos ajustados combinados com as saias amplas eram exemplos de feminilidade absoluta. Muito salto alto, e várias cores para combinar.

-Anos 60:




No inicio cores claras, tons pastel. Mas depois tudo mudou. Foi lançada a mini-saia, estampas geométricas, peças inspiradas no futuro espacial, refletindo o contexto histórico da época (corrida espacial). Os homens também se rebelaram. Deixaram o cabelo crescer e passaram a usar botas de um material chamado vinil. Nessa altura a camiseta e o jeans já eram roupas populares.

-Anos 70:




Nesse período chocar era o objetivo principal. Para alguns, quanto mais estranha a combinação, melhor. Sapatos plataforma e roupas unissex entram nesse grupo shorts curtos, botas de diversos tamanhos, saltos grossos e acessórios.
-Anos 80:




Década do exagero e ostentação. O corpo ideal se torna importante para o sucesso. Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Este último também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico. Cintura alta e ombros marcados por ombreiras era a silhueta de toda a década, ao lado de pregas e drapeados para a noite ou dia. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com ternos folgados e calças largas. Gel para o cabelo dos meninos.

-Anos 90/00



Década marcada por diferentes estilos que convivem harmoniosamente. Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.

http://www.modapoint.com.br/materiaprima/repor/hmoda/hmoda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário